sábado, 31 de dezembro de 2011

Padre é preso acusado de abusar de seis crianças em Brasília 31 de dezembro de 2011 às 08h42

Padre é preso acusado de abusar de seis crianças em Brasília
31 de dezembro de 2011 às 08h42
Folha Online
novasdeesperanca@gmail.com
Ed Alves - Esp. CB/D.A Press

Padre Evangelista Moisés Figueiredo: acusado de pedofilia em Brasília
Na hora da prisão, estava na companhia da secretária que estava nua
O padre Evangelista Moisés Figueiredo, 49 anos, foi preso hoje, em Brasília, acusado de abusar sexualmente de seis crianças - cinco meninas e um menino - de cinco a 14 anos. Natural de Brejo dos Santos (CE), ele é pároco da Igreja de São Francisco de Assis e era próximo das famílias dos jovens. Na hora da prisão, às 6h, tinha a companhia da secretária de outra paróquia, que estava nua.

Os abusos ocorriam há mais de um ano, segundo o diretor-geral da Polícia Civil do DF, Onofre Moraes. A denúncia à polícia partiu da mãe de cinco crianças. A sexta é vizinha da família. Evangelista não falou à imprensa. A polícia diz que ele nega os abusos. Conforme a polícia, os crimes ocorreram nas casas dele e dos jovens, na região de Chácaras, perto do Lago Sul.

Segundo a delegada Valéria Raquel Martirena, as provas são os relatos idênticos das seis crianças, que citam até um vídeo pornográfico que ele lhes mostrava no celular. O vídeo, que não tem a presença dele, foi encontrado em seu aparelho.

Ainda de acordo com a polícia, o padre atraía as crianças com promessa de dinheiro e ajuda nos deveres escolares. Foi achada uma arma em sua casa. Se condenado, pode ter pena de oito a 15 anos de prisão por estupro de vulnerável e de um a três por porte ilegal de arma.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Globo planeja três edições do Festival Promessas em 2012
29 de dezembro de 2011 às 14h45
Christian Post
novasdeesperanca@gmail.com
Reprodução/TV GLOBO

Festival Promessas
Audiência na transmissão do evento este ano agradou a emissora, registrando 13 pontos no Ibope
Animada com a boa audiência e toda a repercussão sobre o Festival Promessas, a Rede Globo já planeja mais três edições do evento para 2012. A emissora projeta realizar duas edições regionais e uma nacional do festival, segundo a coluna Radar On-line, da revista Veja. A intenção inicial é realizar as apresentações fora do Rio de Janeiro, já que a cidade já recebe muitos shows evangélicos durante o ano. Já estaria programado para o primeiro semestre o primeiro encontro.

No domingo, dia 18, a emissora dedicou 75 minutos de sua programação à transmissão do Festival Promessas 2011, com a apresentação de nomes consagrados do mundo gospel, como Diante do Trono, Regis Danese, Damares, Fernanda Brum, Ludmila Ferber, Eyshila, Davi Sacer, Pregador Luo e Fernandinho. Os shows aconteceram no Aterro do Flamengo, atraindo cerca de 20 mil pessoas, segundo a Polícia Militar, número bem abaixo do esperado. Foram quase 8 horas de apresentações, entre 14 e 21h30.

Mas o número baixo de pessoas durante o dia da apresentação foi amplamente compensado pela boa audiência na tarde de transmissão do evento: foram 13 pontos no Ibope, quase o dobro dos sete pontos registrados pela Record do bispo Edir Macedo.

Os números do Ibope confirmaram a expectativa da emissora, de que o segmento gospel é um grande filão do mercado publicitário e musical. Segundo a Folha Online, o festival teve tratamento VIP na Globo e consumiu R$ 2,9 milhões da Prefeitura do Rio.

As redes sociais foram utilizadas por muitos pastores e líderes religiosos, que manifestaram sua opinião, levando a um debate acalorado e conclusões divergentes sobre a validade da transmissão do festival. Apesar das informações virem de um veículo com credibilidade, não há confirmação oficial pela emissora Globo sobre as três edições. A emissora agora pretende aproveitar a repercussão e faturar no mercado gospel, que movimenta R$ 2 bilhões anualmente, segundo estimativas do setor.

domingo, 25 de dezembro de 2011

Kaká diz que pode se tornar pastor e abrir igreja

Kaká diz que pode se tornar pastor e abrir igreja
24 de dezembro de 2011 às 11h02
Christianpost.com
novasdeesperanca@gmail.com
Antonio Lacerda - EFE

Jogador Kaká
Em entrevista, o jogador diz que seu futuro está nas mãos de Deus
Em entrevista recente, jogador evangélico Kaká voltou a abordar o assunto de sua saída da igreja Renascer em Cristo e afirmou que não descarta a possibilidade de abrir uma igreja própria e até de vir a se tornar pastor.

O atual atacante do time espanhol Real Madrid deu uma entrevista a Jorge Kajuru no programa Esporte Interativo onde tenta falar sobre os planos futuros mas na maior parte do tempo ele coloca nas 'mãos de Deus'. “Não sei quais são os planos de Deus. Nunca imaginei jogar no Real Madrid ou ser o melhor jogador do mundo, e cheguei a isso”, disse ele

Kaká comentou sobre o seu desligamento da Igreja Renascer mas não quis expor os motivos. “Não faço mais parte da instituição igreja. Continuo cristão e evangélico, ouço outros pastores, mas naquele momento achei que era hora de me desligar”. “É um exposição desnecessária para mim, para eles (casal Hernandes) e para a igreja”, completou. Ele disse que os motivos foram expostos entre eles, mas a amizade e o relacionamento foi mantido.

Kaká alegou ainda que nunca teve acesso a informações que saíram na mídia sobre o suposto desvio de dinheiro ou má utilização de recursos. “Nunca tive acesso a informações, na questão organizacional, nunca participei e nunca tive interesse”, concluiu.

Apesar de não descartar a hipótese de vir a se tornar pastor e abrir uma igreja ele afirmou: “sou jogador de futebol. E a forma que tenho para pregar o evangelho hoje é por meio de minha profissão”.

O jogador ainda afirmou que, caso quisesse voltar ao Brasil, sua prioridade seria o São Paulo, clube que o revelou. O meia preferiu não fechar as portas para outros times brasileiros, mas destacou sua preferência pelo clube do Morumbi.

“O São Paulo pode também não querer e dizer: 'já deu o que tinha que dar e não quero o Kaká'. E aí se eu quisesse realmente jogar no Brasil eu jogava em outro clube. Eu não fecho as portas. No futebol, na vida, a gente nunca sabe o que pode acontecer, mas a porta para jogar no São Paulo está muito mais perto do que a do Corinthians, do Palmeiras”, disse.

Finalmente, o jogador chegou a falar de aposentadoria caso o São Paulo não o quisesse. Segundo ele existem vínculos fortes com o clube paulistano, já que foram 13 anos passados lá. “Não é que eu passei pelo São Paulo, eu cresci e vivi lá, então a prioridade será sempre deles”, explicou.

Atriz Regina Duarte afirma que "Religião aliena como novela"

Atriz Regina Duarte afirma que "Religião aliena como novela"
24 de dezembro de 2011 às 08h59
FOLHA GOSPEL
novasdeesperanca@gmail.com
Divulgação

Atriz Regina Duarte
Ela acredita que cada um escolhe o que quer para se alienar, seja novela ou religião
Em entrevista à UOL Televisão, a atriz brasileira Regina Duarte fez uma declaração polêmica em que ela afirma que a religião aliena as pessoas. A declaração foi dada ao ser questionada sobre as pessoas que dizem que a novela aliena: “Tudo que não é engajado [aliena]? Eu acho que esse pensamento é tão decadente, retrógrado, é um raciocínio que não acompanhou o mundo em suas transformações. O que aliena às vezes é a religião".

Duarte acredita que cada um escolhe o que quer para se alienar, seja novela ou religião. "Tudo aquilo que te dê prazer? é uma coisa que te aliena em detrimento de outra, não é? Acho que tem que dar mais liberdade para as pessoas escolherem e serem responsáveis pelas suas escolhas...”

Apesar dos comentários da atriz, há os que afirmam que a religião é o oposto de alienação. Para o Pastor da Lagoinha, igreja que conta com mais de 40 mil membros, Márcio Valadão, alienar significa separar e religião, religar. Valadão relembra que Jesus veio para ligar o homem à Deus, mas que também liga homem ao homem.

“Um sistema religioso pode ser só um sistema religioso, mas também é possível ter uma relação maior, pois Jesus tem duas hastes, a vertical e a horizontal: a vertical liga o homem à Deus, mas a horizontal liga homem à homem através da fé”.

Valadão ressaltou que esta foi uma dada propícia para tal questionamento, devido à proximidade do Natal, que tem a função de lembrar que “Jesus veio para ligar Deus ao homem, essa é a ponte que Jesus fez". Toda resposta, segundo ele, se encontra na fé e afirma que "Quando uma pessoa entra neste caminho, toda a sua vida muda para melhor”.

Regina Duarte continuou sua entrevista falando sobre as diferenças que viu nas produções das novelas ao longo de sua carreira, a influência da tecnologia e das mídias sociais no processo de construção das narrativas. Esse foi um momento em que ela relembrou tempos inesquecíveis de sua carreira. A entrevista dada pela atriz faz parte de um especial em comemoração aos 60 anos da telenovela no Brasil, e foi ao ar pela UOL Televisão na última segunda-feira, 19.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Fumavam maconha com as paginas da Bíblia - Programas do Jô 17/11/2011

Cristãos fazem abaixo-assinado depois que Jô Soares brinca com a Bíblia

Cristãos fazem abaixo-assinado depois que Jô Soares brinca com a Bíblia
14 de dezembro de 2011 às 11h28
Verdade Gospel
novasdeesperanca@gmail.com
Divulgação

Jô Soares
Convidados dizem que fizeram cigarro com páginas do livro e apresentador brincou dizendo que a Bíblia tem “mil e uma utilidades”
O apresentador da TV Globo, Jô Soares, durante a exibição de um vídeo sobre o grupo Novos Baianos, onde um personagem fala que a banda fazia cigarros de maconha com páginas da Bíblia, brincou dizendo que a Bíblia tem “mil e uma utilidades”. A ironia foi repudiada por um grupo de pessoas que está movendo um abaixo-assinado para que Jô se retrate sobre tais comentários feitos no mês de novembro.

Numa entrevista com os cantores Tom Zé e Morais Moreira, o personagem do vídeo exibido, que afirmava fumar maconha com páginas da Bíblia, disse em tom de piada: “No fim de dois meses, a Bíblia ficou fininha. Eu usava o papel todo. Deus me perdoe. O baseado feito na folha de Apocalípse”, disse, se benzendo e rindo.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Perseguição: prefeito impede que igreja realize cultos na Indonésia

Membros foram forçados a se reunir em uma das casas dos membros
Membros da Igreja de Yasmin (GKI), em Bogor, foram forçados a se reunir em uma das casas dos membros, no domingo, dia 13 de novembro, depois de terem sido impedidos de realizar os cultos nos templos por forças de segurança e extremistas muçulmanos.

A congregação estava realizando os cultos na rua enfrente a igreja, que está semi-construída. O líder do Partido Democrático da Indonésia (PDIP) e líder da Comissão de Assuntos Religiosos disse que o prefeito de Bogor violou a Constituição do país e abusou de seu poder contra os membros da Igreja de Yasmin.

O presidente da Fundação de Ajuda Legal Indonesiana enviou uma carta ao presidente do país, pedindo que a lei seja cumprida. Muçulmanos como o professor Ayuardi Azra, reitor da Universidade Islâmica de Ciputat, condenou a inércia do governo para com as atitudes do prefeito de Borgo, Diani Burdiato.

O prefeito Burdiato também está sofrendo pressão de seu próprio partido, que ameaçou bani-lo do partido caso ele não obedecesse ao que a Justiça tinha ordenado. Burdiato está enfrentando uma constante pressão vinda de todos os lados.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Rede Globo exibe vídeo em homenagem ao Dia da Bíblia

Rede Globo exibe vídeo em homenagem ao Dia da Bíblia
08 de dezembro de 2011 às 19h06
Gospel Prime
novasdeesperanca@gmail.com

Sagradas Escrituras
Filme tem 15 segundos e será transmitido durante toda a programação da emissora
Para comemorar o Dia da Bíblia, a Rede Globo de Televisão está exibindo durante sua programação uma mensagem falando sobre o tema. O filme tem 15 segundos e será transmitido até o dia 11, quando a data é comemorada.

Na peça é narrado que o Dia da Bíblia é comemorado todo o segundo domingo de dezembro e que essa data é o “símbolo da união entre todos os cristãos, a data busca a confraternização de todos, em torno da Palavra de Deus”.

A campanha faz parte de um projeto da Central Globo de Comunicação que tem como objetivo mostrar a diversidade religiosa existente no Brasil. Por isso, no final do filme, é dito a assinatura de todos os outros vídeos dessa campanha: “Liberdade de expressão. A gente se liga em você”.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Evangelista Billy Graham é internado com pneumonia

Evangelista Billy Graham é internado com pneumonia
03 de dezembro de 2011 às 18h54
FOLHA GOSPEL
novasdeesperanca@gmail.com
Divulgação

Billy Graham
Os médicos ainda não divulgaram que dia ele poderá receber alta
O evangelista Billy Grahan, 93, foi internado no hospital da Carolina do Norte, EUA, para cuidar de uma pneumonia, mas seu quadro é estável. Ele foi levado ao hospital após episódios de sudorese e tosse durante a noite. O evangelista teve uma ligeira febre e dificuldade para respirar. Os médicos ainda não divulgaram que dia ele poderá receber alta. Amigos e familiares do pregador esperam que ele possa voltar para as festividades natalinas.

Esta não é a primeira vez que ele precisa ser internado por problemas pulmonares. No início deste ano, em maio, ele também foi ao hospital pelos mesmos sintomas. Desde então ele retomou suas atividades normais e seu programa de fisioterapia.

A pneumonia de Graham é consequência do mal de Parkinson que comete o evangelista há mais de 15 anos, causando acúmulo de fluído em seu cérebro e com isso pneumonia, além de osteoporose e ossos quebradiços. Outros males relacionados à idade também atingiram Billy, incluindo a degeneração muscular e a perda de audição, mantendo-o em casa e obrigando-o a trabalhar através da escrita, sem ir à peregrinações como gostava.



Com o renascimento do evangelismo, Billy Graham tornou-se um dos Cristãos mais famosos do século XX. Ele pregou o Cristianismo a milhões de pessoas em todo o mundo através de rádio, televisão e durante peregrinações. Sua última cruzada em Nova York, em 2005, trouxe cerca de 300 mil pessoas.

Em 2008 ele visitou o Brasil, onde pregou para milhares de pessoas em São Paulo. Devido seu estado de saúde, Billy Graham entregou o cargo de evangelizador para o seu filho mais velho, Franklin Graham.

Seu último trabalho foi o lançamento do livro “Próximo do Lar Celestial: Vida, Fé e Acabar Bem”, publicado em outubro deste ano.

domingo, 4 de dezembro de 2011

New York Times publica matéria sobre Silas Malafaia

New York Times publica matéria sobre Silas Malafaia
04 de dezembro de 2011 às 07h00
Verdade Gospel
novasdeesperanca@gmail.com
Reprodução

Imagem publicada pelo New York Times na reportagem sobre Silas Malafaia
Líder evangélico cresce em meio a batalhas culturais no Brasil, diz chamada do jornal
Os Livros de Silas Malafaia, que vendem aos milhões no Brasil, têm títulos como “Como derrotar as estratégias de Satanás” e “Lições de um Vencedor”. O jato particular Gulfstream, que ele viaja, trás em sua fuselagem a inscrição em inglês “God´s Favor” ou “Favor de Deus”.

Como tele evangelista, o Sr. Malafaia atinge espectadores em dezenas de países, incluindo Estados Unidos, onde a Daystar e Trinity Broadcasting Network transmitem suas pregações dubladas. Em 30 anos, o Sr. Malafaia, 53, vem reunindo prosperas Igrejas e negócios em torno de sua pregação pentecostal.

Ainda assim, Sr. Malafaia, poderia ter atraído pouca atenção, além de seus próprios seguidores, se ele não tivesse se envolvido fortemente na versão brasileira de guerra cultural. Afinal, o Brasil tem outros líderes evangélicos que comandam grandes impérios, como Edir Macedo, cuja Igreja Universal do Reino de Deus controla a Rede Record, uma das maiores redes de televisão do Brasil. Outros, como Romildo Ribeiro Soares, da Igreja Internacional da Graça de Deus, são conhecidos por maior zelo missionário.

Mas é o Sr. Malafaia que recentemente tem atraído a maior atenção, com seus ataques verbais contra uma ampla gama de inimigos, incluindo os líderes do movimento gay do Brasil, os defensores do direito ao aborto e os que apoiam a descriminalização da maconha.

“Eu sou o inimigo público n º 1 do movimento gay no Brasil,” disse Malafaia em uma entrevista este mês em Fortaleza, uma cidade no nordeste do Brasil, onde ele veio liderar uma de suas chamadas “cruzadas”, um evento misturando pregações e música para cerca de 200.000 pessoas. Lágrimas correram dos rostos de alguns dos participantes mais apaixonados, enquanto outros dançavam ao som das performances que serviram de abertura para o evento.

Antes de subir ao púlpito, o Sr. Malafaia nos contou como se tornou um cobiçado convidado de programas de TV, atuando como antagonista em debates com a liderança gay. Mas isso é apenas uma pequena parte de seu repertório, e a televisão é apenas um dos muitos meios de midia à disposição do Sr. Malafaia. No Twitter, ele tem quase um quarto de milhão de seguidores e em vídeos distribuídos no YouTube, ele não só ataca seus inimigos liberais, mas também jornalistas e líderes evangélicos rivais.

Não surpreendentemente, sua proeminência crescente fez dele fonte de admiração e inquietação. Ele mobilizou este ano milhares de pessoas em uma passeata na capital do país, Brasília, contra um projeto de lei que visava ampliar a legislação anti-discriminação para incluir a orientação sexual.

“Ele é como Pat Robertson, no sentido de ser um pioneiro na movimentação da direita evangélica brasileira para a esfera política nacional”, disse Andrew Chesnut, especialista em religiões latino-americano da Virginia Commonwealth University, comparando o Sr. Malafaia ao conservador evangelista de televisão americano.

A elite brasileira esta procurando entender o crescimento de uma figura tão polarizada, e como pudera influenciar a politica nacional. Piaui, uma revista equivalente a “The New Yorker” nos Estados Unidos, escreveu um grande artigo este ano sobre o crescimento do Pr. Malafaia, oriundo da obscuridade do Rio de Janeiro, onde ele cresceu em uma família de militar, para o poder que agora domina.

Alem do Sr. Malafaia, a larga expansão da fé evangélica, particularmente o pentecostalismo e décadas recentes está alterando a política brasileira. (Enquanto o pentecostalismo varia largamente, seus princípios incluem a fé para curar, profecia, e exorcismo.) Os líderes em Brasília devem consultar em uma série de questões com grupos políticos evangélicos de grande influência.

Aproximadamente 1 em 4 brasileiros se pensa pertencer a uma congregação evangélica protestante e pentecostais, como o Sr. Malafaia, estão na dianteira deste crescimento. Numa transformação religiosa marcante, pesquisadores dizem que enquanto o Brasil ainda possui o maior número de católicos romanos do mundo, agora são rivais dos Estados Unidos na condição de possuir a maior população pentecostal.

Nem todos no Brasil estão entusiasmados com esta mudança.

Em um artigo em novembro, a jornalista Eliane Brum escreveu sobre a intolerância com ateus no Brasil por simpatizantes evangélicos, descrevendo sobre o que ela chamou de “uma disputa cada vez mais agressiva por participação de mercado” entre as grandes igrejas.

O artigo da Sra. Brum desencadeou uma onda de reações entre os pentecostais e as palavras do Sr. Malafaia estavam entre as mais cáusticas.

Durante esta entrevista, ele chamou a Sra. Brum de “vagabunda”, e repetiu seu argumento de que “os ateus comunistas” na antiga União Soviética, Camboja e Vietnã foram responsáveis por mais mortes do que “qualquer guerra por questão religiosa produziu.”

Se planejado ou naturalmente, sua linguagem agressiva tem frequentemente se tornado um espetáculo. Em novembro, a Revista Época informou que o Sr. Malafaia, durante comentários em uma tensa entrevista tratando da tomada de medidas legais contra Toni Reis, um proeminente defensor dos direitos gays, Malafaia disse que iria “fornicar” o Sr. Reis.

Sr. Malafaia deu uma explicação dizendo que o que ele de fato havia dito era que iria “funicar” o Sr. Reis. Enquanto pesquisadores informaram que não tinham sido capazes de encontrar a palavra dita por Sr. Malafaia em nenhum dos dicionários de referência, ele informou que era uma gíria significando algo como “punir”.

A visibilidade do Sr. Malafaia obtida em tais episódios tem alimentado dúvidas sobre suas ambições políticas. Ele disse não ter vontade de se candidatar, pois isto o prenderia a um partido político específico, limitando assim a visibilidade que ele tem agora.

“Deus me chamou para ser um pastor”, disse ele, “e não vou trocar isto para ser um político”.

Mas influência política é outra questão. O Sr. Malafaia disse que votou duas vezes para o ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e durante anos teve acesso aos corredores do poder de Brasília. Mas ele também contou uma anedota sobre a sucessora de Lula, a Presidente Dilma Rousseff, que sugere quão importantes as figuras evangélicas estão se tornando nas eleições nacionais.

Ele disse que ela falou com ele por telefone durante 15 minutos durante a campanha presidencial do ano passado, tentando atrair o seu apoio. Mas ele disse que recusou por causa de diferenças ideológicas com o Partido dos Trabalhadores do governo do Sr. da Silva, um ex-líder trabalhista, e Sra. Rousseff, uma ex-participante em um grupo guerrilheiro.

Eu disse a ela: ‘Eu não tenho nada pessoal contra você. Eu acho que você é uma mulher inteligente e qualificada “, disse ele. “Mas como posso votar em você se eu passei quatro anos lutando com um grupo de seu partido que quer apoiar um projeto de lei que beneficia gays e me prejudica?”

O Sr. Malafaia, enquanto cortava o ar com seus dedos adornados com aneis de ouro e diamante, falava de estórias com português carregado com um sotaque carioca. Contava estas estórias em um português carregado de sotaque carioca.

Sua persona ganhou quase um status de estrela do rock entre alguns de seus apoiadores.

“Eu não o reconheci sem bigode”, disse Erineide Mendonça, 39, uma empregado do hotel de Fortaleza onde o Sr. Malafaia estava hospedado, referindo-se a seu bigode, que era sua marca registrada que havia sido cortada a não muito tempo. “Mas eu reconheci a voz dele”, disse ela, pedindo para ser fotografada com o evangelista que ela adora.

Tanto o Sr. Malafaia como a sua esposa, Elizete, são formados em psicologia, e quando ele sobe ao púlpito, sua voz ecoa nos sermões carregados de lições de auto-ajuda e perseverança.

Seu tema favorito envolve o sucesso e como alcançá-lo. Enquanto ele próprio diz viver em relativa humildade, e não como um milionário, ele não se desculpa por sua própria ascensão material. Na verdade, ele a celebra, divulgando, por exemplo, o seu Mercedes-Benz – uma doação de um amigo próspero, explica.

Há também o Gulfstream, adquirido de segunda mão nos Estados Unidos, ele disse, não por ele, mas por sua organização religiosa sem fins lucrativos, a um preço razoável.

“O papa voa em um jato jumbo”, disse referindo-se ao avião fretado da Alitalia que transporta o bispo de Roma, e chateado com o que ele vê como um comportamento de duplo padrão de julgamento que os líderes emergentes no Brasil enfrentam. “Mas, se um pastor viaja em um avião a jato antigo, ele é considerado um ladrão.”

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Missionária Bruna Tavares - ex participante do Big Brother Brasil 7 e ag...

"Fui resgatada das trevas", diz Bruna, ex-participante do Big Brother Brasil

Fui resgatada das trevas", diz Bruna, ex-participante do Big Brother Brasil
23 de novembro de 2011 às 04h32
Da Redação/ AD Alagoas
Com informações da Folha Online
Divulgação

Bruna Tavares, missionária da Assembleia de Deus
Durante o reality, ela chegou a namorar o vilão da edição, Alberto Cowboy
Uma das participantes do Big Brother Brasil (edição 7), a loira Bruna Tavares, conta testemunho que se converteu em 2008. Em um vídeo da internet em que aparece pregando, Bruna, agora membro da Assembleia de Deus e de cabelos escuros, diz que foi resgatada das trevas. Assista abaixo.



Um texto em seu site oficial explica como Bruna decidiu aceitar a Cristo: "Ao sair e ver o que havia acontecido aqui fora, frustrou-se e a infelicidade tomou conta de sua vida. Em março de 2008, terminou um relacionamento, se converteu e segurou firme em Jesus para não soltar nunca mais (...) Com o seminário de Teologia concluído em dezembro de 2010, Bruna é missionária e ministra da Palavra do Senhor em tempo integral desde outubro de 2008".

Em recente entrevista a uma rádio carioca, Bruna declarou que mudou completamente: "Aquela outra Bruna que vocês conheceram tinha um enorme vazio". Em 2007, Bruna chegou a posar quase nua ao lado das também ex-BBBs Carol Honório e Flávia Vianna para a revista VIP. Na mesma época também estrelou um ensaio para outra revista: a Paparazzo.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Malafaia rebate artigo da Época sobre ateus e evangélicos

Malafaia rebate artigo da Época sobre ateus e evangélicos
20 de novembro de 2011 às 12h15
Verdade Gospel
novasdeesperanca@gmail.com
Divulgação

Pastor Silas Malafaia
Jornalista reproduziu o diálogo entre um taxista evangélico e uma jornalista ateia
Em um artigo publicado no site da revista Época pela jornalista Eliane Brum, ela critica a intolerância dos evangélicos com os ateus no Brasil.

No artigo, a jornalista reproduziu o diálogo entre um taxista evangélico e uma jornalista ateia que tenta expressar sua preocupação com o direito de não ter fé. O taxista tenta de todas as maneiras mostrá-la o quanto é importante e necessário ir à igreja, enquanto ela, insiste que ele respeite sua opção não-religiosa, porque apesar de não ter fé, cumpre seus deveres como cidadã.

A jornalista disse no artigo que “a parábola do taxista me faz pensar em como a vida dos ateus poderá ser dura num Brasil cada vez mais evangélico – ou cada vez mais neopentecostal, já que é esta a característica das igrejas evangélicas que mais crescem”, afirma Elaine, que continua dizendo que o catolicismo tem se mostrado mais tolerante, uma vez que no “catolicismo do mundo contemporâneo, bem sublinhado (…) é possível ser católico e não praticante”.

Em sua crítica, ela disse que “a liberdade de credo (…) determinada pela Constituição está sendo solapada na prática do dia a dia” e relata ainda com ironia, que alguns ateus que tem receio de se manifestar contra as religiões, se apresentam como agnósticos. “Com sorte, parte dos crentes pode ficar em dúvida e pensar que é alguma igreja nova”, comenta.

No site, Eliane ainda escreve que os ateus são vistos como ameaças às igrejas evangélicas, porque não tem forma de convertê-los. Em sua concepção, ela acredita que as igrejas que lidam com a fé, agem como se ela fosse um produto e que precisam se reinventar todos os dias para manter seus membros fiéis.

Resposta de Malafaia

“O artigo só tem uma coisa boa: prova quem são os verdadeiros intolerantes e quem não respeita os outros. Vejamos:

1) Na parábola da jornalista, o taxista evangélico é um idiota e o ateu é uma jornalista preparada. De cara mostra um diálogo tendencioso.

2) Ela diz que a liberdade de credo está sendo solapada por nós evangélicos. O princípio basilar do Estado Democrático de Direito é livre expressão do pensamento. Isto inclui contraditar, enfrentar opiniões contrárias, dizer o que pensa, mesmo que o outro não goste. Onde está sendo solapada a liberdade de crença? Ninguém mais do que nós, evangélicos, somos contraditados, inclusive pela imprensa, e a maior prova é esse artigo chulo e preconceituoso.

3) A revolução que mais matou gente na história humana foi a revolução dos ateus comunistas da União Soviética. Mais de 70 milhões de pessoas mortas. Nenhuma guerra produzida por questões religiosas, nem de perto, chega a esse número. Na história recente dos comunistas ateus, mais de um milhão de pessoas foram mortas no Camboja e Vietnã. Tudo isso, fruto de intolerância e cerceamento de garantias individuais pelos que não creem em Deus.

4) As nações mais democráticas do mundo são aquelas onde os evangélicos eram maioria no seu início ou são maioria nos dias de hoje: EUA, Inglaterra, Canadá, Noruega, Suécia, Holanda, Alemanha e etc.

5) Estou desconfiado que a jornalista estava precisando de ibope, pois sabe que os evangélicos são parcela significativa da sociedade e que os temas religiosos trazem polêmica. Mais uma vez, para mostrar quem são os intolerantes, a jornalista atéia não publicou o meu comentário que lhe enviei, sabe por que? Porque eles não nos respeitam!”

domingo, 20 de novembro de 2011

Reportagem do programa Domingo Espetacular preocupa setores da Record

Reportagem do programa Domingo Espetacular preocupa setores da Record
18 de novembro de 2011 às 12h08
Folha Gospel
novasdeesperanca@gmail.com
Divulgação

Rede Record
Para jornalistas, rede feriu um dos princípios básicos do jornalismo: ouvir os dois lados
O uso do jornalismo da Record para defender interesses da Igreja Universal do Reino de Deus é visto com preocupação por setores laicos da emissora. A reportagem especial do Domingo Espetacular, do último fim de semana, sobre "cair no Espírito", segue rendendo.

A matéria de 40 minutos do jornalístico questionou uma prática muito comum em igrejas evangélicas neopentencostais e igrejas católicas carismáticas. No "cair no Espírito", um líder religioso impõe as mãos sobre os fiéis, que caem desacordados no chão.

A reportagem da Record questionou a veracidade do ato e através do criador do movimento insinuou que o "cai cai" - apelido sarcástico usado pelos repórteres da emissora durante a matéria - seria na verdade uma influência do diabo.

Nos últimos dias, foi possível ver em redes sociais milhares de comentários indignados com o intuito da reportagem especial. Para os internautas, o desrespeito à fé dos praticantes do "cair no Espírito" e a parcialidade da reportagem abalaram a credibilidade do jornalismo do canal.

Para jornalistas, a Record feriu um dos princípios básicos do jornalismo: ouvir os dois lados da história. Em nenhum momento da reportagem foi visto uma declaração da família Valadão - líderes da Igreja Batista ou de outra igreja que aceita tal prática.

Na última segunda (14), o pastor Silas Malafaia, da Igreja Vitória em Cristo, divulgou um vídeo na internet em que criticou ostensivamente a emissora de Edir Macedo. Para o pastor, a Record vem sendo utilizada para atacar igrejas evangélicas ao invés de cumprir os propósitos pelos quais foi comprada por Edir Macedo: divulgar a mensagem cristã.

Em tempo

Além da repercussão da reportagem especial, a Record viu os índices de seu principal noticiário caírem. O Jornal da Record fechou o mês de outubro com média de apenas 6,7 pontos. Em janeiro, a média era de 8,3. Para tentar estancar a queda de audiência, a emissora alterou o horário do Jornal da Record diversas vezes ao longo do ano. Atualmente, o noticiário é exibido às 20h30, mas já passou por 19h45, 20h e 19h40.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Marcelo Rossi em entrevista coletiva na TV Verdes Mares

Padre Marcelo Rossi conta que já é chamado de 'santo' no NE

Padre Marcelo Rossi conta que já é chamado de 'santo' no NE
15 de novembro de 2011 às 19h09
F5 - Folha.com
Divulgação

Padre Marcelo Rossi
"Sempre quis ter um santuário", contou
A idolatria ainda é muito forte na Região Nordeste. O padre Marcelo Rossi contou que é chamado de santo por fieis do Nordeste do País. "Só falta arrancarem a minha batina. Eu não sou santo", afirmou à revista Alfa. "Sou corintiano, não me santifica não".

Segundo a publicação, a popularidade dele se aproxima a de padre Cícero na região. O religioso comemora a conquista de santuário construído por ele e que deverá abrigar mais gente do que a basílica de Aparecida (SP). "Sempre quis ter um santuário", contou. "Comprei o terreno há mais de dez anos com o dinheiro das vendas do meu primeiro CD".

"Acho que o nosso povo precisa de igreja grande", afirmou. "Os evangélicos perceberam isso, mas nós, católicos, caímos na mentalidade dos padres da Teologia da Libertação, que gostam de igrejas pequenas".

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Neymar apresenta Davi Lucca

Neymar: "Se não tiver Deus na sua vida, você se deslumbra um pouquinho"

Neymar: "Se não tiver Deus na sua vida, você se deslumbra um pouquinho"
13 de novembro de 2011 às 15h02
Christianpost.com
novasdeesperanca@gmail.com
Divulgação

Jogador Neymar
De família evangélica, Neymar fala sobre a fama
O jogador Neymar, do time paulista Santos Futebol Clube é um dos mais bem pagos da atualidade e vem sendo assediado por clubes europeus como Real Madrid e Barcelona. Com o anúncio da assinatura do novo contrato com o time da Baixada Santista, o craque deve ganhar um salário em torno de R$ 3 milhões, o que incluiria os contratos publicitários, segundo especulações.

O salário milionário abriu uma nova perspectiva para o adolescente de 19 anos, que veio de família humilde. Segundo a revista Contigo, o jogador confessa que no início ficou um pouco deslumbrado com a fama. “Fui criado em uma família humilde. Até se acostumar com as coisas novas que o mundo te proporciona, se não tiver Deus na sua vida, você se deslumbra um pouquinho. Tenho uma família evangélica, que me ensinou e me educou muito bem. Então, deslumbramento eu nunca vou ter. Tenho a cabeça boa e uma família maravilhosa”.

De família evangélica, Neymar chegou a pedir que colocassem o hit gospel “Uma nova história”, de Fernandinho, em uma reportagem do Fantástico que falava do jogador. Entretanto, o craque gera opiniões diversas sobre ser um cristão ao ser visto frequentemente em baladas e ultimamente foi flagrado em uma festa em seu iate ao lado da modelo Carol Abranches.

Sobre a experiência de ser pai, Neymar disse que é um fato maravilhoso, e isso teria pesado em sua decisão de continuar em um time brasileiro. “Passo praticamente o tempo todo com o meu filho. Sempre quando tenho folga, tenho um tempinho, vou visitá-lo. Sou um pai coruja”, comentou à revista.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Musica para Relaxar

MUSICA PARA RELAXAR

Caminhão destrói mansão de Dedé

m caminhão da prefeitura invadiu a casa de Dedé Santana em Itajaí (SC) e foi parar na piscina. O acidente ocorreu na semana passada e destruiu a mansão do humorista, que mora em Santa Catarina desde 1990. "O caminhão perdeu o freio, entrou na minha casa e houve um estrago enorme. Ele foi parar na piscina e destruiu tudo. O prejuízo foi grande. Graças a Deus, não tinha ninguém lá na hora do acidente. Poderia ter machucado feio", contou Dedé. O humorista disse ainda que está esperando uma solução da prefeitura. Mas, até agora, nada foi feito. "Eles dizem que o caminhão é de uma empresa terceirizada. É um absurdo! Você está em casa, sossegado, e um caminhão invade a sua casa e destrói tudo.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Hino da Cidade de Fortaleza

HINO DO CEARÁ

Hino do Estado do Ceará

HINO DOS ESTADOS UNIDOS

Pastor que queimou Alcorão quer chegar à presidência dos EUA

Pastor que queimou Alcorão quer chegar à presidência dos EUA
28 de outubro de 2011 às 23h58
O Verbo
Com informações da AFP
Divulgação

O polêmico pastor Terry Jones, da Flórida-EUA
"Temos que começar a deportação dos 20 milhões de ilegais no nosso país"
O pastor norte-americano Terry Jones, cuja igreja queimou publicamente um exemplar do Alcorão, está preparando sua campanha para se candidatar à presidência dos Estados Unidos, informou em um comunicado nesta quinta-feira. A campanha, denominada “Se levante agora Estados Unidos”, propõe sete pontos centrais em sua agenda entre os quais destaca-se “deportar todos os ilegais”. “Temos que começar imediatamente a deportação dos 20 milhões de cidadãos ilegais que estão vivendo em nosso país”, diz o comunicado de campanha. A estimativa oficial de ilegais nos Estados Unidos é de 11 milhões.

Jones propõe também reduzir os impostos às corporações porque são um “dos mais altos no mundo” e diz que se estes forem reduzidos, impulsionará a abertura de novos negócios, e as corporações já existentes poderão “se expandir, portanto criar mais postos de trabalho”. Entre sua oferta de reduzir o gasto militar, equilibrar o orçamento da nação e cortar os gastos, oferece também diminuir a burocracia tanto no Estado como nas companhias. “Estamos nos afogando em burocracia, regras e regulações”, afirmou.

O pastor Terry Jones, que dirige a igreja Dove World Outreach Centre em Gainesville, centro da Flórida, despertou a atenção mundial em setembro de 2010 por seu plano de queimar exemplares do Alcorão em sua igreja no aniversário dos atentados terroristas de 11 de setembro nos Estados Unidos. Após fortes reações no mundo muçulmano e condenações de líderes internacionais, entre eles do presidente americano Barack Obama, Jones desistiu de sua ideia e disse que nunca mais voltaria a tentar, mas não cumpriu sua promessa.

O controverso pastor Jones presidiu a queima do Alcorão em sua igreja em 20 de março deste ano, uma ação que ameaçava levar à prática há tempos, apesar de ter sido advertido, inclusive pelo governo americano, sobre o risco que significaria esse fato para as tropas dos Estados Unidos e outras no Afeganistão.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Embaixada afirma que pastor Nadarkhani está livre da sentença de morte

Embaixada afirma que pastor Nadarkhani está livre da sentença de morte
31 de outubro de 2011 às 11h36
Christian Post
novasdeesperanca@gmail.com
Divulgação

Pastor Yousef Nadarkhani
Acusação é devido a conversão dele ao Cristianismo, quando ele tinha 19 anos
O caso do pastor Yousef Nadarkhani, 34 anos, foi levado à Assembleia Geral de Assuntos Sociais da ONU. Ele foi condenado a pena de morte pelo governo do Irã, em setembro deste ano, com a acusação de ter abandonado a religião islâmica. A acusação é devido a conversão de Yousef ao Cristianismo, quando ele tinha 19 anos de idade.

O representante do Comitê de Assuntos Humanitários, Ahmed Shaheed, pediu ao governo do Irã que libertasse o pastor: “Estamos particularmente perturbados por uma recente decisão do Supremo Tribunal (do Irã) de ter sustentado uma sentença de morte para Yousef Nadarkhani, um pastor protestante que supostamente nasceu de pais muçulmanos, mas se converteu”. O pastor foi detido em 2009, quando tentava registrar a sua igreja na cidade. A Embaixada do Irã no Brasil informou que o pastor Yousef Nadarkhani está livre da sentença de morte, mas continua preso.

Sua primeira condenação à morte aconteceu em 2010, mas a Suprema Corte do Irã interveio e conseguiu adiar a sentença. Ao ser revisto, o processo resultou na mesma condenação ao fim do sexto dia de audiência. O pastor pode ser solto caso se converta, mas ele se recusa a negar a sua fé.

Apesar da Embaixada do Irã ter anunciado que ele está livre da pena de morte, o seu futuro é incerto. O Centro Americano de Lei e Justiça, ACLJ, informou recentemente que o Serviço Secreto do Irã estaria oferecendo livros e folhetos muçulmanos ao pastor, mas suspeita-se que a intenção não seja apenas de tentar convertê-lo, mas de fazer com que ele ofenda o Islamismo, para ter provas de que ele desrespeitou a religião oficial do país e executar a pena de morte.

Outro caso de cristão executado por questões religiosas no Irã que teve repercussão mundial foi o do pastor da Assembleia de Deus, Hossein Soodmand, em 1990. O informativo de 2010 de Liberdade Religiosa no Mundo afirma que cerca de 350 milhões de cristãos sofrem perseguição ou discriminação, e 200 milhões destes correm risco de morte.

domingo, 30 de outubro de 2011

Justiça libera pastor preso por pregar contra o homossexualismo

Justiça libera pastor preso por pregar contra o homossexualismo
28 de outubro de 2011 às 21h05
Gospel Prime
Divulgação

Pastor peruano José Linares
Grupo LGBT acusou José Linares de ser o responsável pela morte de um jovem gay
O pastor peruano José Linares, fundador do Movimento Pro-Família (International CIPROFAM), corria o risco de ser condenado a 45 anos de prisão nos Estados Unidos por pregar contra o homossexualismo. O pastor foi preso pelo "Crime de Ódio" e de acordo com um de seus advogados ele “estava sendo incentivado pela leitura de sua Bíblia, falando de Cristo para seu companheiro de cela”. “Estamos preocupados com a violência dos manifestantes gays e do Estado. E como a imprensa tem sido indiferente sobre este caso, estamos tomando medidas, se tudo for favorável, ele está fora do país o mais rápido possível”, disse o Dr. James Lockett para a agência La Voz dias antes do julgamento.

José Linares é casado com Iris Linares com quem tem dois filhos. Nos últimos meses sua família tem sido alvo de ataques de militantes gays. O processo contra ele foi movido por uma organização LGBT que o acusa de ser o responsável pela morte de um jovem gay, depois que fez um comentário sobre o homossexualismo em uma rádio. “Tudo é uma armação dos ativistas LGBT, que sempre buscaram silenciá-lo e trancá-lo em uma prisão com falsos argumentos”, disso o advogado alegando que o grupo de homossexuais tem muito espaço na mídia.

Mas depois de passar pelo julgamento o Tribunal do Distrito de Lawrence declarou que Linares era inocente e a denúncia de “Crime de ódio” foi desfeita pelos juízes mesmo com o protesto da comunidade LGBT. “Me sinto honrado por padecer pela causa de Cristo. Me sinto feliz por pregar o evangelho integral, obrigado a todos pelas orações. Para aqueles que me seguem, saibam que não é a primeira vez que os inimigos da família e da vida tentam me silenciar”, escreveu o pastor em sua página do Facebook. Linares e sua família vão voltar para Peru, país que esta prestes a aprovar o projeto que caracteriza “Crimes de ódio”. A proposta foi apresentada e está sendo analisada pela Comissão de Justiça e Direitos Humanos.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

PESQUISA SOBRE O HALLOWEEN

A palavra Halloween tem origem na Igreja católica. Vem de uma corrupção contraída do dia 1 de novembro, "Todo o Dia de Buracos" (ou "Todo o Dia de Santos"), é um dia católico de observância em honra de santos. Mas, no século V DC, na Irlanda Céltica, o verão oficialmente se concluía em 31 de outubro. O feriado era Samhain, o Ano novo céltico.
Alguns bruxos acreditam que a origem do nome vem da palavra hallowinas - nome dado às guardiãs femininas do saber oculto das terras do norte (Escandinávia).
O Halloween marca o fim oficial do verão e o início do ano-novo. Celebra também o final da terceira e última colheita do ano, o início do armazenamento de provisões para o inverno, o início do período de retorno dos rebanhos do pasto e a renovação de suas leis. Era uma festa com vários nomes: Samhain (fim de verão), Samhein, La Samon, ou ainda, Festa do Sol. Mas o que ficou mesmo foi o escocês Hallowe'en.

Uma das lendas de origem celta fala que os espíritos de todos que morreram ao longo daquele ano voltariam à procura de corpos vivos para possuir e usar pelo próximo ano. Os celtas acreditavam ser a única chance de vida após a morte. Os celtas acreditaram em todas as leis de espaço e tempo, o que permitia que o mundo dos espíritos se misturassem com o dos vivos.

Como os vivos não queriam ser possuídos, na noite do dia 31 de outubro, apagavam as tochas e fogueiras de suas casa, para que elas se tornassem frias e desagradáveis, colocavam fantasias e ruidosamente desfilavam em torno do bairro, sendo tão destrutivos quanto possível, a fim de assustar os que procuravam corpos para possuir, (Panati).

Os Romanos adotaram as práticas célticas, mas no primeiro século depois de Cristo, eles as abandonaram.

O Halloween foi levado para os Estados Unidos em 1840, por imigrantes irlandeses que fugiam da fome pela qual seu país passava e passa ser conhecido como o Dia das Bruxas.


Travessuras ou Gostosuras?(Trick-or-treat)





A brincadeira de "doces ou travessuras" é originária de um costume europeu do século IX, chamado de "souling" (almejar). No dia 2 de novembro, Dia de Todas as Almas, os cristãos iam de vila em vila pedindo "soul cakes" (bolos de alma), que eram feitos de pequenos quadrados de pão com groselha.
Para cada bolo que ganhasse, a pessoa deveria fazer uma oração por um parente morto do doador. Acreditava-se que as almas permaneciam no limbo por um certo tempo após sua morte e que as orações ajudavam-na a ir para o céu.



Abóboras e velas: Jack O'Lantern (Jack da Lanterna)

A vela na abóbora provavelmente tem sua origem no folclore irlandês. Um homem chamado Jack, um alcoólatra grosseiro, em um 31 de outubro bebeu excessivamente e o diabo veio levar sua alma. Desesperado, Jack implora por mais um copo de bebida e o diabo concede. Jack estava sem dinheiro para o último trago e pede ao Diabo que se transforme em uma moeda. O Diabo concorda. Mal vê a moeda sobre a mesa, Jack guarda-a na carteira, que tem um fecho em forma de cruz. Desesperado, o Diabo implora para sair e Jack propõe um trato: libertá-lo em troca de ficar na Terra por mais um ano inteiro. Sem opção, o Diabo concorda. Feliz com a oportunidade, Jack resolve mudar seu modo de agir e começa a tratar bem a esposa e os filhos, vai à igreja e faz até caridade. Mas a mudança não dura muito tempo, não.

No próximo ano, na noite de 31 de outubro, Jack está indo para casa quando o Diabo aparece. Jack, esperto como sempre, convence o diabo a pegar uma maçã de uma árvore. O diabo aceita e quando sobe no primeiro galho, Jack pega um canivete em seu bolso e desenha uma cruz no tronco. O diabo promete partir por mais dez anos. Sem aceitar a proposta, Jack ordena que o diabo nunca mais o aborreça. O diabo aceita e Jack o liberta da árvore.
Para seu azar, um ano mais tarde, Jack morre. Tenta entrar no céu, mas sua entrada é negada. Sem alternativa, vai para o inferno. O diabo, ainda desconfiado e se sentindo humilhado, também não permite sua entrada. Mas, com pena da alma perdida, o diabo joga uma brasa para que Jack possa iluminar seu caminho pelo limbo. Jack põe a brasa dentro de um nabo para que dure mais tempo e sai perambulando. Os nabos na Irlanda eram usados como seu "lanternas do Jack" originalmente. Mas quando os imigrantes vieram para a América, eles acharam que as abóboras eram muito mais abundantes que nabos. Então Jack O'Lantern (Jack da Lanterna). na América passa a ser uma abóbora, iluminada com uma brasa.

Sua alma penada passa a ser conhecida como Jack O'Lantern (Jack da Lanterna). Quem presta atenção vê uma luzinha fraca na noite de 31 de outubro. É Jack, procurando um lugar.
enganara Satã ao subir uma árvore. Jack então esculpiu uma imagem de uma cruz no tronco da árvore, prendendo o diabo para cima a árvore. Jack fez um acordo com o diabo, se ele nunca mais o tentasse novamente, ele o deixaria árvore abaixo.
De acordo com o conto de povo, depois de Jack morrer, ele a entrada dele foi negada no Céu, por causa de seus modos de malvado, mas ele teve acesso também negado ao Inferno, porque ele enganou o diabo. Ao invés, o diabo deu a ele uma brasa única para iluminar sua passagem para a escuridão frígida. A brasa era colocada dentro de um nabo para manter por mais tempo.
Os nabos na Irlanda eram usados como seu "lanternas do Jack" originalmente. Mas quando os imigrantes vieram para a América, eles acharam que as abóboras eram muito mais abundantes que nabos. Então o Jack O'Lantern (Jack da Lanterna), na América, era em uma abóbora, iluminada com uma brasa.


Bruxas


As bruxas têm papel importantíssimo no Halloween. Não é à toa que ela é conhecida como "Dia das Bruxas" em português. Segundo várias lendas, as bruxas se reuniam duas vezes por ano, durante a mudança das estações: no dia 30 de abril e no dia 31 de outubro. Chegando em vassouras voadoras, as bruxas participavam de uma festa chefiada pelo próprio Diabo. Elas jogavam maldições e feitiços em qualquer pessoa, transformavam-se em várias coisas e causavam todo tipo de transtorno.

Diz-se também que para encontrar uma bruxa era preciso colocar suas roupas do avesso e andar de costas durante a noite de Halloween. Então, à meia-noite, você veria uma bruxa!

A crença em bruxas chegou aos Estados Unidos com os primeiros colonizadores. Lá, elas se espalharam e misturaram-se com as histórias de bruxas contadas pelos índios norte-americanos e, mais tarde, com as crenças na magia negra trazidas pelos escravos africanos.

O gato preto é constantemente associado às bruxas. Lendas dizem que bruxas podem transformar-se em gatos. Algumas pessoas acreditavam que os gatos eram os espíritos dos mortos. Muitas superstições estão associadas aos gatos pretos. Uma das mais conhecidas é a de que se um gato preto cruzar seu caminho, você deve voltar pelo caminho de onde veio, pois se não o fizer, é azar na certa.

Halloween pelo mundo


A festa de Halloween, na verdade, equivale ao Dia de Todos os Santos e o Dia de Finados, como foi absorvido pela Igreja Católica para apagar os vínculos pagãos, origem da festa. Os países de origem hispânica comemoram o Dia dos Mortos e não o Halloween. No Oriente, a tradição é ligada às crenças populares de cada país.

Espanha
Como no Brasil, comemora-se o Dia de Todos os Santos em 1º de novembro e Finados no dia seguinte. As pessoas usam as datas para relembrar os mortos, decorando túmulos e lápides de pessoas que já faleceram.

Irlanda
A Irlanda é considerada como o país de origem do Halloween. Nas áreas rurais, as pessoas acedem fogueiras, como os celtas faziam nas origens da festa e as crianças passeiam pelas ruas dizendo o famoso “tricks or treats” (doces ou travessuras).

México
No dia 1º comemora-se o Dia dos Anjinhos, ou Dia dos Santos Inocentes, quando as crianças mortas antes do batismo são relembradas.
O Dia dos Mortos (El Dia de los Muertos), 2 de novembro, é bastante comemorado no México. As pessoas oferecem aos mortos aquilo que eles mais gostavam: pratos, bebidas, flores. Na véspera de Finados, família e amigos enfeitam os túmulos dos cemitérios e as pessoas comem, bebem e conversam, esperando a chegada dos mortos na madrugada.
Uma tradição bem popular são as caveiras doces, feitas com chocolate, marzipã e açúcar.

Tailândia
Nesse país, existe o festival Phi Ta Khon, comemorado com música e desfiles de máscaras acompanhados pela imagem de Buda. Segundo a lenda, fantasmas e espíritos andam entre os homens. A festividade acontece no primeiro dia das festas budistas.



Alguns significados simbólicos

a abóbora: simboliza a fertilidade e a sabedoria

a vela: indica os caminhos para os espíritos do outro plano astral.

o caldeirão: fazia parte da cultura - como mandaria a tradição. Dentro dele, os convidados devem atirar moedas e mensagens escritas com pedidos dirigidos aos espíritos.

a vassoura: simboliza o poder feminino que pode efetuar a limpeza da eletricidade negativa. Equivocadamente, pensa-se que ela servia para transporte das bruxas.

as moedas: devem ser recolhidas no final da festa para serem doadas aos necessitados.

os bilhetes com os pedidos, devem ser incinerados para que os pedidos sejam mais rapidamente atendidos, pois se elevarão através da fumaça.

a aranha - simboliza o destino e o fio que tecem suas teias, o meio, o suporte para seguir em frente.

o morcego - simbolizam a clarividência, pois que vêem além das formas e das aparências, sem necessidades da visão ocular. Captam os campos magnéticos pela força da própria energia e sensibilidade.

o sapo - está ligado à simbologia do poder da sabedoria feminina, símbolo lunar e atributo dos mortos e de magia feminina.

gato preto - símbolo da capacidade de meditação e recolhimento espiritual, autoconfiança, independência e liberdade. Plena harmonia com o Unirverso

Cores:

Laranja - cor da vitalidade e da energia que gera força. Os druidas acreditavam que nesta noite, passagem para o Ano Novo, espíritos de outros planos se aproximavam dos vivos para vampirizar a energia vital encontrada na cor laranja.

Preto - cor sacerdotal das vestes de muitos magos, bruxas, feiticeiras e sacerdotes em geral. Cor do mestre.

Roxo - cor da magia ritualística. ATENÇÃO COMO OBREIROS DE DEUS DEVEMOS ENSINAR AOS NOSSAS CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS QUE ESTA COMEMORAÇÃO É CONTRARIA A NOSSA FÉ AO NOSSOS PRINCÍPIOS CRISTÃ. PASTOR ANTONIO MORAIS.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Casados há 72 anos, norte-americanos morrem de mãos dadas

Casados há 72 anos, norte-americanos morrem de mãos dadas
19 de outubro de 2011 às 19h36
Estadão
Reprodução/KCCI

Casal acreditava em casamento "até que a morte os separasse", disse filho
Casal sofreu acidente de carro há uma semana e permaneceu junto até os momentos finais
Um casal de idosos casados há 72 anos morreu de mãos dadas hoje, 19, em Des Moines, cidade do Estado norte-americano de Iowa, informa o site do grupo MSNBC. Os dois norte-americanos haviam sofrido um acidente de carro no último dia 12.

Norma Stock, 90, e Gordon Yeager, 94, morreram de mãos dadas na unidade de tratamento intensivo do hospital, disse um dos quatro filhos do casal. O intervalo de morte entre os dois foi de apenas 70 minutos. "Eles acreditavam no casamento 'até que a morte os separasse'", disse Dennis Yeagar.

O filho do casal afirmou à televisão local que seus pais nunca gostaram de ficar separados desde o casamento - em 26 de maio de 1939. A família, porém, ficou feliz em saber que os dois passaram seus últimos momentos juntos. "Eles foram colocados no mesmo quarto de tratamento intensivo e estavam de mãos dadas", disse Dennis.

Gordon morreu às 15h38 locais, cercado pelos parentes. Ele havia parado de respirar, mas o monitor mostrava batimentos cardíacos. A enfermeira responsável pelo casal, porém, explicou aos filhos que a pulsação do coração de Norma refletia no corpo do marido, justamente pelo fato de estarem de mãos dadas. Pouco mais de uma hora depois, a americana não resistiu. "Nenhum dos dois ia querer ter ficado sem o outro. Não consigo pensar se isso aconteceria", disse Donna, outra filha do casal. "Honestamente, fomos abençoados que eles puderam partir desta forma", completou.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Novo consenso alerta para dores mais comuns em crianças

Novo consenso alerta para dores mais comuns em crianças
Documento da Sociedade Brasileira de Pediatria ajuda médicos a diagnosticar e tratar queixas pouco valorizadas
14 de outubro de 2011 | 14h 59
Notícia
A+ A-
Assine a Newsletter




Karina Toledo - O Estado de S. Paulo
Veja também:
Dor de cabeça crônica afeta 2 milhões de crianças e adolescentes no Brasil

SÃO PAULO - A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) acaba de lançar o Consenso sobre Dores Pouco Valorizadas em Crianças. O material reúne as mais modernas evidências científicas para ajudar os médicos a diagnosticar e tratar oito tipos de dores que, embora sejam bastante comuns em crianças e adolescentes, recebem pouca atenção nos consultórios.

"Reunimos as evidências mais modernas e a opinião de médicos especialistas nessas áreas", conta Claudio Len, professor Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e membro da SBP. O objetivo, diz, é ressaltar a importância de reconhecer e tratar essas dores. "Criança tem dor e essa queixa tem de ser valorizada. Estudos mostram que quando a criança fica muito tempo com dor e não recebe tratamento, desenvolve uma memória dolorosa e se torna um adulto mais sensível à dor", explica.

O consenso também pretende evitar que as crianças recebam remédios inadequados, que além de não resolverem o problema aumentam o risco de efeitos colaterais.

As queixas de dor correspondem a mais de um terço das consultas pediátricas, tanto em pronto-socorros quanto em consultórios e ambulatórios, e acometem crianças de todas as idades. A cefaleia ou dor de cabeça é a queixa mais frequente da população infantil, sendo a enxaqueca a principal causa de dor de cabeça recorrente. A dor abdominal recorrente é a segunda mais comum e atinge cerca de 10% dos escolares.



SAIBA MAIS SOBRE AS 8 DORES POUCO VALORIZADAS
Cólica do lactente: Caracterizada por irritabilidade, choro inconsolável e grito acompanhado de mão apertada, flexão dos joelhos, excesso de gases e face vermelha. Não apresenta alívio após a alimentação e geralmente aparece ao final da tarde e início da noite. Normalmente, apresenta-se algumas semanas após o nascimento e tem o pico em torno de cinco a oito semanas de vida. Resolve-se espontaneamente até os quatro meses de idade. Não há evidências suficientes para indicar uso de remédios, chás ou mudança de dieta. Mas intervenções para reduzir o estresse dos pais, que pode refletir no estado do recém-nascido,podem ser úteis.
Dor em erupção dental: O incômodo causado depende do limiar de dor individual. Começa por volta do 6.º mês de vida, podendo variar de 3 a 9 meses. Termina por volta dos 2 anos e meio de idade. Os distúrbios locais mais observados são: salivação excessiva; inflamação gengival; irritação local percebida pelo ato de morder e coçar; aumento de sucção dos dedos; vermelhidão e inchaço da gengiva; úlceras bucais; vermelhidão na face; cistos de erupção. As manifestações sistêmicas mais observadas são: irritabilidade, redução de apetite, distúrbios do sono, febre, tendência a morder objetos, diminuição da resistência orgânica e perturbações gastrointestinais. Anestésicos locais, analgésicos e anti-inflamatórios podem ser usados sob prescrição médica.
Desordens Temporomandibulares (DTM): Grupo heterogêneo e complexo de condições caracterizadas por sinais e sintomas envolvendo os músculos da mastigação, a articulação temporomandibular (ATM) e estruturas associadas. A origem é multifatorial, mas fatores psicossociais desempenham um papel importante. Podem se apresentar com vários sinais e sintomas. Os mais prevalentes são sons articulares durante a movimentação mandibular, limitação dos movimentos articulares e dor localizada na região próxima à orelha ou nos músculos da mastigação.o tratamento é multidisciplinar e pode incluir medicamentos, aparelhos ortodônticos, terapia, fisioterapia e até cirurgia.
Dor de cabeça recorrente: a principal causa de cefaleia recorrente em crianças é a enxaqueca. Distúrbios visuais e sinusite são causas pouco frequentes de cefaleia, mas a maior parte das crianças atendidas por médicos generalistas recebe erroneamente esses diagnósticos. Pesquisa recente indicou que mais de 2 milhões de crianças e adolescentes no Brasil sofrem de cefaleia recorrente e mais da metade faz uso abusivo de analgésicos, o que poder piorar o quadro. Há medicamentos para tratar as crises e outros usados na prevenção delas. Também é preciso evitar os gatilhos da dor, o que pode exigir mudanças na alimentação, sono e hábitos de vida.
Dor do crescimento: Ocorre predominantemente nas meninas na na faixa entre 4 e 14 anos. É a terceira causa de dor recorrente em crianças e adolescentes, após a cefaleia e as dores abdominais. Afeta principalmente os membros inferiores e costuma aparecer à tarde ou à noite. A dor pode causar despertar noturno e sumir completamente pela manhã. Analgésicos, massagens e alongamento ajudam a aliviar o incômodo.
Fibromialgia juvenil: É uma das causas mais comuns de dores musculares crônicas e pode vir acompanhada de sintomas como fadiga crônica, sensação de peso ou inchaço nas extremidades, distúrbio do sono, depressão, ansiedade e baixa autoestima. O tratamento inclui atividade física regular e terapia cognitivo-comportamental.
Dores relacionadas à pratica de esportes: Entre as crianças e os adolescentes, as queixas mais frequentes são a dor muscular crônica, a dor na região lombar e a dor no púbis. Fisioterapia e medicamentos podem ser indicados de acordo com o diagnóstico.
Dor abdominal recorrente: É definida na presença de pelo menos três episódios de dor, suficientemente fortes para interferir nas atividades habituais da criança por um período mínimo de três meses. Várias causas estão relacionadas, como processos infecciosos (por exemplo, infecção do trato urinário), inflamatórios (doença de Crohn), distensão ou obstrução de vísceras, doenças parasitárias e constipação. Há medicamentos que podem ser indicados pelo médico de acordo com as diferentes causas.

sábado, 15 de outubro de 2011

Fé extrema pregadores mirins_NatgeoTV (HQ)

Pregadores mirins: dom ou resultado de fanatismo dos pais?

Pregadores mirins: dom ou resultado de fanatismo dos pais?
18 de setembro de 2011 às 15h00
The Christian Post
Divulgação

Pregadores mirins costumam ser admirados pelo desempenhos nos púlpitos
Documentário exibido em canal fechado mostra o dia-a-dia de crianças que já são consideradas profetas
Documentário “Bastidores: Pregadores Mirins”, exibido pelo canal a cabo NatGeo, mostra o dia-a-dia de crianças na idade de 4 a 12 anos que já são consideradas profetas. A série “Fé Extrema” descreve como cada um deles usa sua fé para converter os pecadores do mundo, segundo o F5.

Considerado “o pregador mais jovem do mundo”, o americano Tipton, de 4 anos, ainda não sabe ler nem escrever. Matriculado na pré-escola, Tipton no púlpito da igreja de seu pai em Granada, Mississipi - de uma forma muito parecida com muitos evangelistas - grita e agita os braços, saltando e enxugando a testa com um lenço.

Seu pai, o pastor Damon Tipton, de Os Pentecostais de Granada desde 2008, acredita o filho não somente imita seus gestos, mas também possui um chamado. "Sim, as crianças absorvem tudo o que você colocar na frente delas. Ele tem estado em torno do ministério", disse ele ao programa norte-americano Today. "Mas sinto que a mão de Deus está sobre ele de uma maneira especial".

Os pregadores mirins têm gerado polêmica sobre a conveniência e propriedade de deixá-los tomar os púlpitos. KanonTipton possui diversos vídeos no YouTube, e tornou-se uma sensação com sua pregação petencostal. "Sou um Cristão e sério, isso não é bonito. O garoto é adorável, mas pregação imitada não é", disse o usuário do YouTube anapier2006.

O Bispo David Tipton, Jr., Superintendente Distrital de Mississipi da igreja United Pentecostal ChurchInternational, afirmou que concorda com ele. Respondendo às críticas de que Kanon é muito jovem para pregar a uma congregação, o Pastor Damon Tipton disse ao programa Today: "Tudo o que temos feito é o envolvê-lo na igreja. Ele mesmo tem esta paixão. Não estamos forçando-o".

Kanon não prega o tempo todo, apenas quando inspirado. "O Senhor está aqui esta noite e seu nome é Jesus!" prega o jovem, à medida que a congregação bate palmas e responde em apoio. "Há um só Deus!" Kanon diz que gosta de ficar e pregar na frente da congregação como ele vê o seu "papai pregar o tempo todo".

Terry, por sua vez é chamado de “o pastor mas jovem do mundo”. Alguns fiéis acreditam que ele possua o dom de curar doentes. Já Matheus, que mora no Rio de Janeiro, viaja pelo Brasil convertendo ladrões, narcotraficantes e criminosos em novos adeptos. De acordo com o F5, o documentário explora até que ponto essas crianças são resultado de pais fanáticos e congregações que esperam por ver milagres a qualquer custo.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Supremo Tribunal iraniano anula sentença de morte para o pastor Yousef Nadarkhani

Supremo Tribunal iraniano anula sentença de morte para o pastor Yousef Nadarkhani
13 de outubro de 2011 às 08h53
Gospel Prime e Portas Abertas
novasdeesperanca@gmail.com
Divulgação

Pastor Yousef Nadarkhani
O caso voltou para o tribunal local para que o processo seja corrigido e só assim poderá ser julgado
Na segunda-feira passada, 10, seria divulgada a sentença de Yousef Nadarkhani que poderia ser condenado à morte por não negar a Jesus. Mas a Suprema Corte do Irã anunciou em um comunicado que o veredicto contra o pastor foi anulado e o processo foi enviado para o tribunal local para ser revisto e completado em alguns pontos.

O comunicado dizia que “após a conclusão e eliminação de defeitos, o veredito deve ser emitido novamente, se o acusado recorrer o caso será enviado novamente para Suprema Corte e então a sentença final será emitida”.

Em uma entrevista coletiva, o procurador-geral do Irã, Gholamhossein Mohseni Eje’ei, disse que “nenhum veredito foi emitido sobre o caso. O caso ainda está no nível de investigação e está aberto. Claro que o acusado tem o direito de apelo a todos os níveis da investigação, mas o inquérito sobre este caso ainda não foi finalizado“.

O advogado do pastor iraniano, Mohammad Ali Dadkhah, disse que o caso foi encaminhado para Khamenei [Líder Supremo], algo incomum que lhe dá esperança de que a sentença de morte seja derrubada em consonância com os acordos internacionais. “Foi dito a alguns colegas nossos, na cidade de Rasht, que a decisão final depende fortemente da Fatwa do Líder Supremo, Ali Khamenei”, disse.

Ali Khamenei foi chamado para dar sua opinião sobre a possível sentença de morte para o pastor. O advogado de Yousef disse à CNN que Nadarkhani ainda está vivo e que o tribunal pediu que o maior líder religioso do Irã entrasse no debate. Embora Khamenei tenha a autoridade final em assuntos no Irã, tal movimentação é incomum para um caso que deveria ter sido decidido na segunda-feira (10/10).

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Confrontos entre cristãos e Exército no Egito deixam 24 mortos 10 de outubro de 2011 às 09h49

Confrontos entre cristãos e Exército no Egito deixam 24 mortos
10 de outubro de 2011 às 09h49
Folha Online
Mohamed Abd El-Ghany/Reuters

Enfrentamento ocorreu durante protesto contra ataque a igreja
Mais de 200 feridos foram levados para diversos centros médicos
Pelo menos 24 pessoas morreram, entre civis e militares, e mais de 200 ficaram feridas em confrontos entre cristãos coptas e militares no Cairo, informaram as fontes de segurança do Egito. As fontes explicaram que os soldados mortos foram atingidos por tiros, e que ainda não se sabe a causa da morte dos civis.

A origem dos disparos não está clara, já que testemunhas coptas acusaram os "baltaguiya" (pistoleiros) de atirarem nos manifestantes, versão contestada pela imprensa estatal, que garante que os religiosos abriram fogo contra os militares. Mais de 200 feridos foram levados para diversos centros médicos, principalmente para o Hospital Copta.

Protesto

Segundo a Efe, civis armados com pedaços de madeira e facas foram à praça Tahrir e ao edifício que abriga a emissora de rádio e televisão do governo, onde começaram os confrontos entre o Exército e cristãos coptas, que protestavam devido ao incêndio de uma igreja em Edfu, no sul do país.

Os manifestantes pediam a demissão do governador da província de Assuã, onde a igreja foi demolida, quando a violência teve início. Veículos do Exército foram ao local para tentar conter os conflitos, os mais graves no Egito desde a revolução que pôs fim ao regime de Hosni Mubarak, em 11 de fevereiro.

O efeito do gás lacrimogêneo usado pelas forças de segurança pode ser sentido em grande parte do centro da capital egípcia, onde incessantemente foram ouvidas sirenes de ambulâncias transportando feridos.

Na praça Abdelmonem Riyad, próxima ao local dos confrontos, grupos de cristãos gritaram expressões de ordem como "com o espírito e o sangue nos sacrificamos pela cruz", e outros de muçulmanos cantaram lemas como "Alá é grande", em um ambiente de grande tensão, informou a agência estatal de notícias Mena.

Tensões

As tensões sectárias entre a minoria cristã (cerca de 10% da população) e os muçulmanos vem crescendo desde a derrubada do antigo regime. Os cristãos acusam o governo interino de não reprimir atos de violência contra eles.

"El es Jehova" - Dany Berrios

domingo, 9 de outubro de 2011

Aumento do nível de colesterol bom diminui risco de infarto e derrame

Aumento do nível de colesterol bom diminui risco de infarto e derrame
08 de outubro de 2011 às 18h07
VEJA
novasdeesperanca@gmail.com
(Thinkstock)

O LDL previne a formação da arterosclerose (Thinkstock)
Pesquisa foi feita com mais de 30.000 pacientes, acompanhados por 8 anos
O aumento dos níveis de colesterol bom, o HDL, reduz o risco de ataques cardíacos e derrames em pacientes com diabetes, afirma estudo publicado nesta sexta-feira na edição online do American Journal of Cardiology.

Realizada pelo Centro para Pesquisas de Saúde (Kaiser Permanente Center for Health Research, pertencente a uma organização sem fins lucrativos), que tem unidades nas cidades de Atlanta (Geórgia), Portland (Oregon) e Honolulu (Havaí), nos Estados Unidos, é a maior pesquisa observacional já realizada. Foram examinados registros de saúde de 30.067 pacientes com diabetes que passaram pelo Centro entre 2001 e 2006.

A opção do estudo por pacientes com diabetes deve-se ao fato de que a doença, em alguns casos, aumenta os riscos de problemas cardiovasculares em até 87%, de acordo com um estudo de 2008. Dos pacientes estudados, 61% não apresentaram mudanças no nível de colesteral, 22% tiveram um aumento de pelo menos 6,5 miligramas por decílitro de sangue (medida padrão para a medição do colesterol), e em 17% os níveis de HDL caíram a mesma quantia.

Depois da medição, os pacientes foram acompanhados por 8 anos para ver se foram hospitalizados por causa de um infarto ou derrame. Resultado: os pacientes que tiveram o HDL aumentado sofreram 8% menos ataques cardíacos e derrames que os pacientes que não apresentaram mudanças no nível do colesterol, enquanto aqueles que tiveram redução nos níveis de HDL sofreram 11% mais infartos e derrames.

“A pesquisa representa uma boa notícia aos pacientes de diabetes, que já têm um maior risco de problemas cardiovasculares”, diz Suma Vupputuri, coautora do estudo e pesquisadora do Kaiser Permanente. “Ela mostra que aumentar o HDL pode ser uma boa estratégia para evitar infartos e derrames.” Também representa mais uma evidência da relação entre o HDL e as doenças cardiovasculares — neste caso, uma influência benéfica. Já se sabia que o LDL, o colesterol ruim, aumenta o risco de problemas cardíacos, mas a relação do LDL nunca foi clara.

Como aumentar o HDL, o bom colesterol

Até agora, poucas medicações foram capazes de aumentar o HDL, e as que fizeram isso apresentaram vários efeitos colaterais. As pessoas podem aumentar seus níveis de HDL sem medicação, alterando o estilo de vida: é preciso se manter dentro do peso ideal, consumir alimentos saudáveis, abandonar ou evitar o tabagismo e praticar exercícios. Segundo a American Diabetes Association, os níveis de HDL devem ser de pelo menos 50 miligramas por decilitro de sangue nas mulheres e de 40 nos homens. Níveis acima de 60 protegem contra doenças cardíacas.

Ray Conniff - Stranger in Paradise

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Trabalho evangelístico cresce nas universidades do País

Trabalho evangelístico cresce nas universidades do País
04 de outubro de 2011 às 15h48
Ivan Carlos
Editor da Revista Geração JC
Divulgação

Universitários
Dados do governo mostram que no Brasil há quase seis milhões de universitários
Um dos principais motivos apontados pelos jovens como empecilho para não evangelizar é: “Preciso estudar primeiro”. Mas para provar que este argumento não tem fundamento teórico a equipe da GeraçãoJC, uma publicação da Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD), mostra nesta matéria que é possível estudar e evangelizar, e ainda sobrar tempo para namorar, sair com os amigos e ler essa reportagem.

Dados do Ministério da Educação mostram que no Brasil há quase seis milhões de estudantes universitários. E parte desses jovens já foi evangelizada graças ao trabalho de movimentos evangelísticos como o Movimento Pentecostal Universitário (MPU) que é desenvolvido nas universidades do Mato Grosso. Um dos líderes do MPU é o jovem Victor Hugo Danelichen, de 22 anos, mestrando em Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Ele recebe total apoio da igreja onde congrega, a Assembleia de Deus presidida pelo pastor Sebastião Rodrigues de Souza.

Assim que ingressou na graduação, Victor Hugo logo se interessou pelo trabalho de evangelização, que já existia na universidade desde a década de 90. No início, o trabalho era divulgado entre os próprios alunos. Mas com o passar do tempo, os líderes foram adquirindo mais experiência e hoje fazem reuniões, orações, confraternizações, seminários, encontros e vigílias nos pátios e salas. No entanto, nem tudo são “flores” no caminho dos jovens evangelistas. “Recebemos retaliação por parte do corpo docente e dos funcionários. Eles não gostam muito do trabalho. Alguns alunos são prejudicados na sala de aula por causa de rixas com professor. Mas independente disso continuamos a fazer a obra”.

Para o presidente da Agência de evangelismo e pesquisas sociais Pés Formosos, Jossy Soares, a evangelização universitária é um braço da igreja dentro dos campus, onde estudam e convivem os jovens da igreja. “Lá eles se deparam com toda sorte de filosofia anticristã, como o sexo antes do casamento, colegas que usam droga normalmente, além de outras mazelas. Tudo é muito chocante para alguém que vive em um ambiente separado como na igreja”.

Se o jovem não tiver uma boa formação cristã ele poderá ser tragado pelas fortes ondas da sedução. Se comparado a quantidade de horas que o estudante passa estudando na faculdade, o estudante cristão só tem 1 hora, no máximo, de estudos bíblicos por semana na Escola Dominical.

Hoje, o trabalho que começou em apenas uma universidade já foi adotado por quase todas as instituições de ensino superior de Mato Grosso, e a maioria desses trabalhos recebem apoio das igrejas.

Desafios da evangelização

Na evangelização universitária existem dois tipos de desafios: organizacionais e práticos. O desafio organizacional diz respeito à forma como se executa o trabalho dentro das faculdades e, nesse ponto, a maior dificuldade é a continuidade das atividades. Geralmente o jovem universitário fica na faculdade pelo período de mais ou menos quatro a cinco anos. Nesse período, ele ingressa no grupo de evangelismo e colabora com as atividades. Entretanto, após sair da faculdade, a maioria perde o vínculo. Assim, é preciso renovar constantemente as equipes que efetivamente atuam nas universidades, de forma a utilizar basicamente os próprios acadêmicos.

Quanto ao aspecto prático, os jovens que trabalham no campus enfrentam o desafio intelectual. Existe certo receio de serem confrontados por seus colegas de classe e professores com teorias que contrariam a essência do Evangelho, baseados em pensadores e filósofos ateus, agnósticos ou céticos que formularam críticas ferrenhas contra Deus e a Igreja, como é o caso de Voltaire, Nietzche, Bertrand Russel, David Hume, Michel Foucault e outros. E esse tipo de desafio se vence lendo as Escrituras, fortalecendo a apologética cristã (1Pe 3.15) por meio da leitura de bons livros e periódicos.

Por que investir em evangelismo universitário?

Não há números concretos sobre evangelismo universitário, mas um resultado apresentado por uma pesquisa americana preocupa os cristãos. O Instituto Consulting for Colleges and Ministries apontou que apenas 40% dos jovens continuam na igreja depois da formatura, e somente 16% dos calouros da faculdade se sentem bem preparados pelos ministérios de jovens para continuarem na igreja depois do período escolar. A pesquisa constatou ainda que muitos cristãos universitários estão armazenando suas crenças e práticas religiosas em um cofre de identidade particular. Na época, a pesquisa também foi aplicada dentro das universidades brasileiras e o resultado foi basicamente o mesmo.

O evangelismo universitário é pouco explorado pelas igrejas evangélicas do Brasil. Isso vem de uma cultura equivocada de aversão ao estudo de nível superior, baseado no pensamento de que ao ingressar na faculdade o jovem cristão irá abandonar a sua fé. “É importante investir no evangelismo universitário porque dentro dessas instituições há almas que podem ser alcançadas pelo Evangelho. É preciso reconhecer que o campus universitário é também um campo missionário, repleto de almas que precisam de um encontro verdadeiro com o Senhor”, afirma Jossy Soares.

Para o diretor da Agência Pés Formosos, Valmir Nascimento, que é presbítero da AD em Cuiabá (MT), pós-graduado em Direito e Antropologia da religião e analista judiciário federal, é dos bancos da faculdade que saem as pessoas que irão influenciar o mundo com suas ideias. “É importante evangelizar esse grupo de pessoas a fim de que, pelo poder do Evangelho, elas possam impactar e influenciar a sociedade em todas as suas áreas: medicina, direito, jornalismo, arte, filosofia etc.”, ressalta.

A Bíblia relata que o cristão deve ser sal da Terra e a luz do mundo, portanto, ele precisa fazer-se presente em todos os lugares onde se faça necessário o seu testemunho como servo de Deus. “A universidade tem sido lugar de desafio para muitos que, não sabendo ali entrar como verdadeiros cristãos, saem de lá derrotados em sua vida espiritual. Contudo, com base na Palavra de Deus e no exemplo de muitos homens e mulheres crentes em Jesus, cremos que é possível viver na universidade sem perder a identidade cristã”, afirma o pastor Elinaldo Renovato, líder da AD em Parnamirim (RN) e ex-reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Dicas para evangelizar na faculdade

- Levar folhetos, para distribuir na ocasião propícia;

- Evitar perturbar as aulas com suas convicções, mas falar se for necessário;

- Nos intervalos de aula ou de trabalho, falar aos colegas, isoladamente ou em grupo, sobre o Amor de Deus, a Salvação, sobre Jesus, mas com prudência e sem se exceder;

- Dizer aos colegas o que Deus tem feito em sua vida;

- Convidar os colegas, professores ou chefes, para ir à igreja ou a reuniões em que possam ouvir a Palavra de Deus.

Miria Mical canta em Convenções da AD Alagoas

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

BATALHA TRAVADA

Senador Crivella pede apoio a pastor ameaçado por pena de morte no Irã

Senador Crivella pede apoio a pastor ameaçado por pena de morte no Irã
02 de outubro de 2011 às 19h08
Agência Senado
novasdeesperanca@gmail.com
Waldemir Barreto/ Agência Senado

Senador Marcelo Crivella
O pastor foi acusado de apostasia, abandono da fé
O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) pediu ao Senado Federal que faça um apelo para que o pastor Yousef Nadarkhani não seja condenado à morte. O pastor foi acusado de apostasia (abandono da fé): de acordo com o parlamentar, a Lei da Sharia condena à morte os iranianos que vêm de uma família muçulmana e deixam de professar o islamismo.

Em aparte, o presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), senador Paulo Paim (PT-RS), comprometeu-se a entregar ainda nesta quinta-feira (29) um documento ao presidente José Sarney (PMDB-AP) para que seja enviado à Embaixada do Irã, em apoio ao pastor.

Além de Paim, os senadores Ana Amélia (PP-RS), Aloysio Nunes (PSDB-SP), Jayme Campos (DEM-MT) e Geovani Borges (PMDB-AP) se solidarizaram com a causa de Marcelo Crivella.

De acordo com Crivella, já transcorreu a terceira audiência na qual o pastor deveria negar sua fé no cristianismo, mas ele se recusou a fazê-lo. De acordo com o senador, o pastor também se negou a dizer qual a religião de seus antepassados.

Marcelo Crivella informou que Yousef Nadarkhani não teve a pena de morte decretada, mas continua preso. Recentemente conseguiu rever seus filhos, o que não fazia desde março. O senador informou que os advogados do pastor tentam reverter sua pena para prisão perpétua, mas isso também não interessa, uma vez que o pastor é "apenas um homem que exerce o direito de expressar sua consciência e sua liberdade religiosa".

sábado, 1 de outubro de 2011

O Meu Deus Nunca Falhará

Deus do Impossível - Não desistiu de mim!!

Deputados evangélicos criam Projeto de Lei em defesa dos valores da família

Deputados evangélicos criam Projeto de Lei em defesa dos valores da família
29 de setembro de 2011 às 19h14
FOLHA GOSPEL
novasdeesperanca@gmail.com
Divulgação

Câmara dos Deputados
O Projeto de Lei trata da criação de distinções e preferências entre brasileiros que estariam ferindo a proteção do Estado à família.
Os deputados da bancada evangélica Marcelo Aguiar (PSC), Lauriete (PSC) e Acelino Popó (PRB) protocolaram na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 733/11, que trata da criação de distinções e preferências entre brasileiros que estariam ferindo a proteção do Estado à família.

O Projeto de Lei foi elaborado em reação ao avanço das políticas de inclusão de homossexuais na Câmara, questão abraçada por políticos ligados à causa GLBTT (Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transexuais), e pede proteção especial do Estado à família.

Ao diário baiano Correio 24 horas, o trio de deputados declarou: “nada mais pretendemos que a efetivação constitucional no sentido de assegurar que o Estado brasileiro não seja controlado por grupos minoritários que queiram impor a sua visão de mundo".

O texto recebeu parecer contrário do deputado baiano Jean Wyllys (PSOL-RJ). De acordo com o deputado, o projeto é inconstitucional. Ele acredita que, ainda que não mencione grupos específicos, pelo teor religioso da sua justificação, as políticas públicas e leis que hoje atuam diretamente com o público de gays, bissexuais, transexuais e travestis, seriam interrompidas.

"A discriminação por orientação sexual ou identidade de gênero é uma discriminação por motivo de sexo, violando o caput do artigo 5º da Constituição da República", pontuou o deputado ao diário baiano.

O projeto deverá passar por reformulação para continuar atendendo à reivindicação dos Cristãos, mas sem ferir a Constituição.

O PL já tramita em caráter conclusivo e deverá ser encaminhado nos próximos dias para análise das comissões de Direitos Humanos e Minorias, de Seguridade Social e Família, de Constituição e Justiça e Cidadania.O texto, antes de virar lei, terá que se submeter ao plenário da Câmara, ao Senado Federal e também a sanção da presidência da república.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Os Estados Unidos são o país mais afetado pelo crime eletrônico

Informação foi divulgada no Fórum de Governança da Internet da ONU, que está acontecendo em Nairóbi, no Quênia

Os Estados Unidos são o país mais afetado pelo crime eletrônico e também a maior fonte de ataques, devido a sua infraestrutura tecnológica que serve de base para criminosos virtuais do mundo todo.

Assim explicou à Agência Efe o especialista no assunto, chefe da Divisão de Crime Econômico do Conselho da Europa, Alexander Seger, que participa, nesta quarta-feira, 28, do Fórum de Governança da Internet da ONU realizado em Nairóbi, capital do Quênia. ”Quanto mais um país utiliza a rede, mais é afetado pelo crime eletrônico”, afirma.

—-
• Siga o ‘Link’ no Twitter e no Facebook

O especialista informou que em todos os países os usuários de internet estão suscetíveis a ataques devido à intensa relação do ser humano com a rede: “quase tudo que fazemos hoje em dia está relacionado aos sistemas de computação”. Uma das maiores dificuldades para abordar este tipo de crime deve-se ao caráter internacional e a estrutura cada vez mais organizada, apontou Seger.

Nesse contexto, a “principal ferramenta” dos criminosos são os “botnets”, redes de computadores infectados por malwares controlados por criminosos que servem tanto para roubar informações quanto para lançar novos ataques.

Seger, organizador da Convenção de Budapeste de Crime eletrônico do Conselho da Europa, está no Fórum de Governança da internet da ONU para convencer novos países a aderirem a esse convênio que completa 10 anos em 23 de novembro.

O objetivo dessa iniciativa, na qual já participam 55 países, é que os estados classifiquem como crime este tipo de ataques à rede, que reforcem suas ferramentas legais e policiais para lutar contra o crime eletrônico e cooperem com outros países para localizar os criminosos e acabar com as ameaças.

O especialista considera que esta Convenção também será importante para a formação de unidades de pesquisa tecnológica na África e América Latina.

/ EFE

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Aline Barros - Ressuscita-me (Nova música exclusiva)

Justiça Federal abre ação criminal contra Edir Macedo

Justiça Federal abre ação criminal contra Edir Macedo
Líder da Igreja Universal e outros 3 dirigentes são acusados de lavagem de dinheiro, evasão de divisas e formação de quadrilha
23 de setembro de 2011 | 21h 01
Notícia
A+ A-
Assine a Newsletter




Fausto Macedo, de O Estado de São Paulo
SÃO PAULO - A Justiça Federal em São Paulo abriu ação criminal contra o bispo Edir Macedo, líder mundial da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd), por lavagem de dinheiro, evasão de divisas e formação de quadrilha. Além de Macedo, serão processados outros três dirigentes da igreja - a diretora financeira Alba Maria Silva da Costa, o bispo e ex-deputado federal João Batista Ramos da Silva e o bispo Paulo Roberto Gomes da Conceição. A Justiça decretou sigilo dos documentos do processo.

A Procuradoria da República, ao apresentar denúncia contra Macedo e seus aliados, pretendia também processá-los por outros dois crimes, estelionato e falsidade ideológica. Mas a Justiça rejeitou essa parte da acusação. A procuradoria vai recorrer porque está convencida de que a conduta dos bispos da Universal se enquadra na forma de organização criminosa, conforme previsto na Convenção de Palermo, ratificada pelo Brasil em 2004.

Segundo a denúncia, subscrita pelo procurador Sílvio Luís Martins de Oliveira, Macedo e seus próximos montaram uma quadrilha para lavar dinheiro da Iurd, remetido ilegalmente do Brasil para os Estados Unidos por meio de uma casa de câmbio paulista, entre 1999 e 2005. O procurador sustenta que o dinheiro era obtido por meio de estelionato contra fiéis, iludidos com “oferecimento de falsas promessas e ameaças de que o socorro espiritual e econômico somente alcançaria aqueles que se sacrificassem economicamente pela igreja”.

O estelionato contra os fiéis é o crime antecedente da lavagem de dinheiro que, segundo a procuradoria, ocorria por duas vias: remessas ao exterior pela Diskline Câmbio e operações comerciais e financeiras no Brasil usando a Cremo Empreendimentos Ltda como empresa de fachada.

“Agora eu vou saber os termos da acusação e vou poder apresentar defesa preliminar para mostrar as inconsistências da acusação, que não são poucas”, declarou o criminalista Antônio Sérgio de Moraes Pitombo, que defende a Universal.

Ele disse que não teve acesso à cópia da denúncia nem da decisão judicial pela abertura da ação penal. Para Pitombo, o recebimento parcial da denúncia “confirma que a acusação não tem nenhum cabimento”. O advogado ironizou. “Se o estelionato era o crime antecedente de lavagem e não foi reconhecido pela Justiça, vamos ver o que vai sobrar.”

Em cidade americana, delinquente pode escolher pena: prisão ou igreja

Em cidade americana, delinquente pode escolher pena: prisão ou igreja
26 de setembro de 2011 às 13h45
Paulopes, via Folha Gospel
novasdeesperanca@gmail.com
Ilustração

Delinquente pode escolher entre a prisão ou assistir cultos dominicais
Na cidade de Bay Minette (EUA) os delinquentes poderão escolher a sua condenação: prisão ou assistir por um ano ao culto dominical
A Justiça de Bay Minette, cidade do sul do Alabama (EUA), decidiu que os delinquentes não violentos poderão a partir da próxima semana escolher a sua condenação: prisão ou assistir por um ano ao culto dominical. Há ainda a alternativa do pagamento de uma multa.

Quem optar pelo culto poderá escolher uma das 56 igrejas da região que já se habilitaram para o novo programa judicial. O pastor terá de informar à Justiça se o infrator não aparecer na igreja.

Mike Rowland, chefe da polícia da cidade, acredita que quem decidir pelo culto vai ter uma chance de sair do “caminho errado”.

Para ele, a nova modalidade de pena não viola a separação entre o Estado e a igreja porque a decisão é do delinquente, não havendo, portanto, a obrigatoriedade da frequência a uma igreja.

No Brasil, em meados deste ano, um juiz de Maracás, Bahia, condenou um adolescente católico a assistir missa do domingo por um mês por ter batido com um carro no muro da igreja da cidade.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Nani Azevedo Ao Vivo Eu Falo de Jeová

Mulher dá à luz gêmeos de 2 úteros diferentes

Mulher dá à luz gêmeos de 2 úteros diferentes
24 de setembro de 2011 às 09h12
BBC Brasil
novasdeesperanca@gmail.com
Divulgação

Uma mulher com dois úteros deu à luz nos Estados Unidos dois bebês gêmeos gerados separadamente
Segundo o hospital em que ocorreu o parto, na Flórida, um caso como esse tem uma probabilidade de apenas 1 em 5 milhões de ocorrer.

Notícias relacionadasBritânica acorda de coma e descobre que havia dado à luz Mulheres buscam barrigas de aluguel em países pobresEstudo liga posição em que mãe dorme com risco de morte de feto

Tópicos relacionadosGeral, Curiosidades, Saúde Andreea Barbosa, de 24 anos, tem uma condição rara chamara útero didelfo, que afeta uma em cada 2 mil mulheres em todo o mundo.

O útero didelfo pode em muitos casos provocar infertilidade ou levar a abortos espontâneos ou nascimento prematuro.

Choque Os gêmeos Natalie e Nathan, porém, nasceram saudáveis com 36 semanas de gravidez, em um parto por cesariana na última quinta-feira no hospital Morton Plant, na cidade de Clearwater.

"Fiquei chocada ao saber que tinha um bebê em cada útero", afirmou a mãe, que já tem uma filha de 2 anos. "Mas eu e meu marido estamos muito felizes por eles já estarem aqui e estarem saudáveis", disse.

Este é apenas um dos cerca de cem casos conhecidos de mulheres com úteros didelfos que tenham ficado grávidas nos dois úteros ao mesmo tempo em todo o mundo.

O útero didelfo se desenvolve em fetos do sexo feminino ainda antes do nascimento, por uma falha no desenvolvimento dos dois tubos que se juntam para formar o útero. Com isso, são formadas duas cavidades uterinas separadas.

Muitas mulheres com a condição passam a vida inteira e nunca são diagnosticadas, mesmo com gravidez e partos saudáveis.

Segundo a médica de Andreea, Patricia St. John, o diagnóstico precoce ajudou-a a levar a gravidez até o final sem complicações. "Por estarmos cientes de sua condição, fomos capazes de tomar certas precauções para garantir que tanto a mãe quanto os bebês estivessem saudáveis", explicou.

domingo, 25 de setembro de 2011

VOZ DA VERDADE NAVEGAREI NO OCEANO DO ESPIRITO

Kalebe - Eu navegarei no oceano do espirito

Palácio do Planalto vai celebrar "Culto de Glória a Deus"

Palácio do Planalto vai celebrar "Culto de Glória a Deus"
24 de setembro de 2011 às 18h00
The Christian Post
novasdeesperanca@gmail.com
Divulgação

Culto acontecerá numa das salas do Palácio do Planalto
Anúncio feito pela Secretaria-Geral do Palácio causou polêmica, mas está confirmado
A Secretaria-Geral do Palácio do Planalto anunciou em comunicado interno, a realização de um culto no dia 23 de setembro, entre as 12h e 14h. O “Culto de Glória a Deus” que será realizado no Anexo I do Palácio causou controvérsia entre os servidores dos diferentes órgãos ligados à Presidência, de acordo com a coluna Radar Online, de Lauro Jardim.

A mensagem da Secretaria-Geral e divulgada na rede interna do Planalto dizia: - “Serão compartilhados a palavra de Deus e orações pelo nosso país e governantes”.

O comunicado gerou o disparo de centenas de mensagens na rede interna entre aqueles que defendiam a realização do culto com base no direito Constitucional de livre pensamento e os que se diziam contra, avaliando que o Palácio do Planalto não seria o local apropriado para o evento.

Alguns chegaram a usar o argumento de que a Constituição garante que o Estado é laico, e portanto, não deve ser ligado a uma religião, e com isso várias pessoas questionaram sobre o culto dizendo que era inconstitucional realizá-lo dentro de um espaço como o Planalto.

Para conter os ânimos, foi necessário o envio de outro comunicado, onde a Secretaria-Geral lembrava que era proibido o envio de mensagens na rede interna sobre raça, orientação sexual, religião e convicção política.

O culto segue confirmado, apesar da polêmica.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Águas Profundas - David Quinlan

Consumo de maçã e pera diminui risco de derrame, aponta pesquisa

Consumo de maçã e pera diminui risco de derrame, aponta pesquisa
18 de setembro de 2011 às 18h07
Veja Online
novasdeesperanca@gmail.com
Divulgação

Pessoas que comem mais frutas e legumes com polpa branca correm menos riscos de terem AVC
O consumo de maçã e pera pode diminuir o risco de derrames cerebrais. Segundo um estudo holandês publicado no Stroke, periódico da American Heart Association, pessoas que comem mais frutas e legumes com polpa branca correm menos riscos de terem um acidente vascular cerebral (AVC).

Diferentemente de estudos anteriores, essa pesquisa dividiu frutas e legumes em grupos de acordo com as cores de suas partes comestíveis para relacionar o consumo desses alimentos com o baixo risco de derrame. A classificação foi feita da seguinte maneira: frutas e legumes verdes, como alface, repolho e verduras escuras; laranjas e amarelos, que, na maioria, eram frutas cítricas; vermelhos e roxos, que eram principalmente vegetais vermelhos; e brancos, das quais 55% eram maçã e pera, mas também incluíam banana, couve-flor, chicória e pepino.

A pesquisa reuniu um grupo de 20.069 adultos com idade média de 41 anos – nenhum deles apresentava problemas cardiovasculares. Foi aplicado um questionário sobre a frequência de consumo de 178 alimentos no ano anterior. Num período de dez anos, houve 233 casos de derrame cerebral no grupo.

Legumes e frutas verdes, laranjas e amarelos e vermelhos e roxos não foram relacionados com o risco de AVC. Por outro lado, os pesquisadores constataram que a chance de derrame foi 52% menor em pessoas que consumiam mais alimentos "brancos" do que naquelas que apresentavam baixo consumo.

O estudo associou que cada 25 gramas a mais no consumo diário de frutas e vegetais brancos correspondem a 9% a menos de risco de derrame cerebral. Apenas uma maçã de tamanho médio, por exemplo, tem 120 gramas. "Porém, outros grupos de cores de frutas e legumes podem proteger contra outras doenças crônicas. Portanto, ainda é importante consumir muito todos esses alimentos", explica Linda M. Oude Griep, coordenadora do estudo e pós-doutoranda em nutrição humana pela Wageningen Uninversity, na Holanda.

De acordo com Griep, antes que os resultados sejam adotados no dia a dia, as descobertas têm de ser confirmadas em outros estudos adicionais, já que um questionário baseado em frequência alimentar pode não ser muito confiável. "Além disso, a redução de risco de AVC observada também pode ser atribuída a um estilo de vida mais saudável de pessoas que têm uma dieta rica em frutas e legumes", explica Heike Wersching, do Instituto de Epidemiologia e Medicina Social da Universidade de Münster, na Alemanha.

Jesus de Nazaré - Shirley Carvalhaes

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

POR QUE TEMER

Pr Eliezer Rosa Ao Vivo O Homem de Branco

Guiomar Victor - Canto dos Serafins - o melhor video do youtube

Senado vai homenagear Igreja Presbiteriana do Brasil pelos 150 anos

Senado vai homenagear Igreja Presbiteriana do Brasil pelos 150 anos
18 de setembro de 2011 às 21h46
FOLHA GOSPEL
novasdeesperanca@gmail.com
Agência Senado

Evento será amanhã, no plenário da Casa
A Igreja Presbiteriana foi estabelecida no centro do Rio de Janeiro, ao tempo em que o Catolicismo ainda era a religião oficial do país. Em janeiro de 1862, o segundo andar de um prédio na Rua Nova do Ouvidor, 31, foi o local em que o missionário Ashbel Green Simonton (1833-1867) recebeu a confissão de fé de duas pessoas e declarou organizada a Primeira Igreja Presbiteriana do Brasil.

A instituição evangélica, de tradição calvinista, é marco do presbiterianismo no país e pertence à família das igrejas reformadas ao redor do mundo. Sua origem remonta à Reforma Protestante, fruto do rompimento do sacerdote agostiniano alemão Martinho Lutero (1483-1546) com a Igreja Católica, em 1517. Contemporâneo de Lutero, o teólogo Ulrico Zwinglio (1484-1531) também inspirou na Suíça um movimento religioso de reforma, que ganhou corpo e se espalhou sob a liderança do teólogo francês João Calvino (1509-1564), autor das Institutas (tradução do latim Institutio Christianae Religionis).

Em maio de 1867, portanto cinco anos após sua criação, a Igreja Presbiteriana do Brasil passou a se reunir no Campo de Santana, também no centro do Rio, em imóvel hoje de propriedade do Corpo de Bombeiros. Ali funcionava o salão de cultos, uma escola de alfabetização de adultos e um depósito de livros. No local tiveram aulas os primeiros ministros presbiterianos brasileiros.

Em 1870, foi encontrado o endereço definitivo da catedral – na atual Rua Silva Jardim, 23 -, mas o local, comprado por 13 contos de réis, não pôde abrigar um prédio com arquitetura litúrgico-religiosa, por força da Constituição do Império, que dava status oficial à Igreja Católica Apostólica Romana. “Todas as outras religiões serão permitidas com seu culto doméstico, ou particular em casas para isso destinadas, sem forma alguma exterior do templo”, dizia naquele tempo a Carta Magna. Mesmo assim, um culto solene inaugurou, em 1874, o primeiro templo presbiteriano do Brasil. O prédio, porém, não tinha as feições de uma catedral.

Já durante a República, os presbiterianos se mobilizaram para construir seu templo. Depois de quase 14 anos de construção, a Catedral da Igreja Presbiteriana do Brasil, com estilo neogótico, foi finalmente inaugurada em 1934.

A IPB funciona como uma federação de igrejas, que têm em comum a história, a forma de governo, a teologia e o padrão de culto e de vida comunitária. Ao longo do século passado, várias outras instituições presbiterianas foram surgindo a partir da instituição de 150 anos.

Dentre elas, a Igreja Presbiteriana Independente do Brasil (1903), com sede em São Paulo; a Igreja Presbiteriana Conservadora (1940), também de São Paulo; a Igreja Presbiteriana Fundamentalista (1956), com sede em Recife; a Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil (1975), com sede em Arapongas, no Paraná; e a Igreja Presbiteriana Unida do Brasil (1978), com sede no Rio de Janeiro.

O requerimento para a homenagem, marcada para as 11 horas desta segunda-feira, foi apresentado pelo senador Marcelo Crivella (PRB-RJ). De acordo com o senador, a homenagem constitui “singelo reconhecimento do Senado da República aos 150 anos do presbiterianismo no Brasil”. Ele salienta que a atuação dos presbiterianos “não se limita a prestar a essencial assistência religiosa, mas também a de atuar de forma valorosa em várias causas sociais, maiormente aquelas em prol dos mais desfavorecidos”.